segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Gostos e Sabores



Hoje acordei com um gosto de figo na boca, aquele que é cheio de espinhos e se chama figo da índia. Quando criança era muito comum encontrá-los nos nossos quintais na vila em que nasci e morei um bom tempo da minha vida.


Atualmente existe uma técnica para descascá-los, é só colocar na chama do fogão que fica fácil de tirar a casca, mas eu ainda gosto do modo antigo que fazíamos quando criança e sempre ficávamos com as mãos e a boca cheia de espinhos. Confesso que doía um pouco para tirar, mas mesmo assim era gostoso.


Nossa vila tinha muitas árvores frutiferas, na frente da nossa casa tinha uma parreria de uvas brancas e na lateral, uvas pretas. Nas casas vizinhas não era diferente, o nosso pomar era formado por figueiras, abacateiros, ameixeiras e mangueiras. E sem contar os coqueiros pés de ingás, amoras e goiabas que nasciam no mato.


Também as frutas exóticas como arichicum e fruta do conde e outras tantas; a garapa feita com as canas que eram colhidas pela minha mãe tinha um sabor inesquecível. As compotas de laranjas azedas e outras frutas não podem ficar de fora deste cardápio de lembranças saborosas.



Mas voltando ao figo, ao fazer uma pequena pesquisa me surpreendi com as informações sobre uma fruta que para nós era muito simples e que nasciam em qualquer lugar. O figo da índia ou do inferno como é chamado, veio do México e foi trazido por D João IV para o Brasil.


As suas árvores formadas de palmas duram mais de cem anos, enquanto mais velhas produzem mais frutos.
Seu uso medicinal é infinito. Segundo pesquisas ele é considerado adstringente, indicado para tratamento de asma e outros problemas respiratórios, xarope para a tosse e devido aos seus sais minerais é diurético, além de auxiliar em inflamação de bexiga e ser uma das opções do mercado atual para tratamento de emagrecimento, dentre tantas aplicações.

Será que ela ficou milagrosa? Espero que chegue logo o dia em que eu possa voltar para o meu vale encantado e rever a árvore centenária que fez parte da minha infância tão maravilhosa.


Com certeza quem deve estar degustando toda essa deliciosa variedade de frutas são os pássaros ,que naquela época também já existiam muitos. Bons tempos....Bons tempos......

Nenhum comentário:

Postar um comentário