quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sexta feira da paixão até domingo de páscoa


Não me esqueço de como esse dia era importante lá em casa, na sexta de manhã minha mãe começava a preparar o almoço com o bacalhau que já estava de molho na véspera.

Era quase um ritual todos os anos, atrás da porta da cozinha tinha uma espécie de um varalzinho onde ficavam pendurados os peixes salgados para serem preparados na sexta feira santa.

Esse dia era guardado por todos com o maior respeito, não podíamos nem falar em voz alta parecia que havia morrido alguém muito querido. Como criança eu não entendia muito bem , mas era um dia muito triste .

Almoçávamos o delicioso arroz com bacalhau e o famoso bolinho acompanhado de vinho tinto que para nos crianças era diluído em água com açúcar e o sabor é inesquecível.


Como morávamos distante raramente acompanhávamos os rituais religiosos. Sábado de aleluia eu acordava bem cedo para acompanhar os preparativos da malhação do Judas que era amarrado num poste onde todos pudessem ver,eu não entedia muito bem a historia mas só de saber que ele era o causador da morte de Jesus me deixava revoltada e junto com outras crianças atirava pedras nele e xingava com todos palavrões que sabia.


Exatamente ao meio dia era ateado fogo nele e como era preenchido de palha de milho seca queimava que era uma beleza e todos voltávamos para casa com a sensação de termos feito a coisa certa digamos de alma lavada pagando o mal com o mal.

Finalmente DOMINGO DE PÁSCOA, nesse dia era uma festa onde nossa família se reunia e mamãe e minha irmã mais velha Nair iam para a cozinha e preparavam comidas deliciosas com direito as sobremesas: doce de abóbora, manjar de coco branco com calda de ameixas e manjar de chocolate e bolacha Maria.

Ovos de páscoa só conheci quando já tinha uns 6 anos, foi meu cunhado trouxe e dizia que na casa dele  tinha uma galinha no porão que só botava ovos de chocolate, para não ser indelicada fingi que  acreditei.


Naquela época não havia esse consumismo desvairado e éramos muito mais felizes. Mas o que eu gostava mesmo era o bombom sonho de valsa e guardava a embalagem dentro do meu livro para eternizar aquele pequeno momento de prazer (não sei se era impressão minha, mas era mais gostoso o bombom antigamente).

 Feliz Páscoa a todos!!!

Um comentário:

  1. Querida mamãe,

    Uma das virtudes da avó Maria era encontrar a felicidade nas coisas simples da vida, ao ler essa crônica parece que posso vê-la cozinhando e arrumando tudo para receber as visitas, sempre com alguma sobremesa na geladeira e a garrafa térmica sempre cheia de café, que sempre fazíamos questão de beber...rrsrsrsr. Até a água do filtro da casa dela parecia mais gostosa que a da nossa casa. É uma pena que ela já não esteja mais entre nós, quem sabe um dia possamos cear com ela novamente.
    Beijos,
    Amo muito vocês!
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir