domingo, 24 de julho de 2011

Minha Pitangueira


 

Como tem feito muito frio, o melhor lugar para me aquecer que encontrei  na minha casa  é um terraço em frente ao meu jardim, onde a tarde aproveito para ler com o sol aquecendo os meus pés.

Bem próxima a grade de proteção está a minha pitangueira que insiste em invadir o espaço.Ela É uma das coisas  que mais amo nesta casa e na época da floração milhares de abelhas vem sugar o seu nectar e por dias seguidos ouço o zumbido delas. Quando as frutinhas estão vermelhinhas são os pássaros que fazem a festa.

Acordar de manhã com o barulho das maritacas e a cantoria de outras avezinhas é tudo de bom  e melhor ainda é esticar o  braço para  colher essas delícias de frutinhas, que além de degustar eu transformo em licores e geléias.

Nesse momento os galhos da pintangueira está sendo morada para alguns passarinhos que ainda formam seu ninho.


Hoje eu pensei  que não iria falar do passado,mas impossível olhar daqui do terraço e não lembrar que por algum tempo meus pais moraram logo ali do outro lado da rua e me bateu uma saudade do tempo em que eu podia observá-los enquanto ficavam sentados em suas poltronas brancas conversando com aquela postura de rei e rainha.

Ela insistia em dizer a ele que eu era a filha do casal e morava no sobrado, mas ele teimava que éramos uns espanhóis, gente boa mas todos hereges (ainda bem que a inquisição já não existia mais). O  mal de alzeimer fez ele perder uma grande parte da sua memória.



Como já estou entrando no clima nostálgico gostaria de contar que hoje fiz uma receita de bolacha de cerveja que aprendi com uma vizinha da vila onde nasci a D Anunciata uma pessoa muito querida. O cheiro que exalava da cozinha invadiu a casa inteira e o sabor da bolacha me fez voltar no tempo.

Antes de voltar para me aquecer mais um pouco vou deixar duas receitas para vocês.


Licor de Pitangas
Fazer uma calda com 1 k de açúcar e 2coposde água ate ficar quase em ponto de fio. Deixar esfriar .Bater as pitangas no liquidificador com 1/2 litro de aguardente, colocar
 junto com a calda e coar.

Bolacha de cerveja

200 grs de manteiga,1 lata de cerveja e farinha de trigo até dar liga , amassar bem esticar a massa com rolo de madeira  cortar em retângulos passar no açúcar cristal e assarem forno médio.

Um comentário:

  1. Que saudades que deu de casa ao ler essa crônica, mãe! Está convidada para fazer as rosquinhas de cerveja aqui no sul também, sem falta! É motivo de imensa alegria para mim. Te amo! Aguardo a crônica da minha filhinha, que tanto perambulou pela casa e pelo jardim também! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir