domingo, 26 de dezembro de 2010

Minha escolinha



Em 1954 a nossa escolinha se chamava Escola Particular de Itupararanga. Meu primeiro dia de aula apesar de conhecer os meus amiguinhos foi um sufoco, pois não parece, mas eu era muito tímida.



Graças a Deus eu tinha a Inês minha irmã mais velha do que eu dois anos e ela já estava acostumada. Por um bom tempo eu andava grudada nela, já que ela estava muito a vontade, nessa época foi até eleita a rainha da escola.


Aos poucos eu fui me soltando, até hoje quando ouço o hino nacional me recordo da nossa fila na hora da entrada onde todos os dias nós cantávamos e isso dava um orgulho de ser brasileiro, aguçava o nosso amor e nosso respeito pela nossa pátria. Confesso que nunca fui aluna nota 10, mas era muito esforçada, da 2ª. Para a 3ª. série passei de ano com a nota cinco por um triz não repeti.


Com o passar do tempo fui ficando mais a vontade, mas muito mesmo e eu tinha um par de alpargatas azulão que era o que eu usava para ir à escola (naquela época as alpargatas eram muito comuns e anos depois foi o calçado mais utilizado pelos hippies), mas às vezes eu gostava de mudar um pouco e ia com os tamancos que minha mãe usava para lavar a cozinha, além de ficar um pouco grande, fazia um barulho no piso de madeira da escola. Certa vez o professor me chamou a atenção, pois aquele toc toc toda hora estava tirando o foco das aulas. Tudo bem ninguém é perfeito!


Agora eu gostava de fazer justiça, uma vez bati num colega para defender um amiguinho, o pior é que ele usava óculos e era primo da minha melhor amiga, mas nem isso adiantou, não teve jeito bati assim mesmo.


A nossa formatura foi linda, toda elaborada pela Dona Didi, uma pessoa muito querida da nossa família, até hoje gosto de cantar a adaptação da musica Torna Sorriento que ela fez para nossa despedida que na verdade era só da escola, pois por muito tempo ainda ficamos juntos morando na mesma vila.


Alguns dos meus amigos já não estão mais conosco e eu sinto muitas saudade deles, bons tempos que passamos juntos. Outros faz muito tempo que não os vejo, mas espero muito breve encontrá-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário