domingo, 13 de junho de 2010

Minha primeira comunhão


Minha primeira comunhão

Dia 27 de janeiro de 1957, esta é a data que está no meu diploma de 1o. comunhão, nessa época eu já estava com 10 anos, um pouco velha para os padrões da época, pois naquele tempo se fazia com 7 anos.

Talvez tenha tido dificuldade para decorar o caticismo ou para acumular mais pecados. Eu era tão "tonta" que na hora de confessar não lembrava de nenhum, então de improviso arrumei uns 10 que me custaram uma penitênciade 20 ave marias

Diplomas eu tive 4: do primário na escola particular de Itupararanga (que a traça comeu), depois da primeira comunhão, outro do curso de costura do Sesi e por último do meu batismo aos 53 anos.

Mas voltando a primeira comunhão, mamãe fez para mim um vestidinho branco de tafetá muito simples e um arranjo de flores para a cabeça.

Como meu pai teve que trabalhar nesse dia, minha mãe pediu para o Flavio Soares que me levasse até Santa Helena no seu carro preto (que eu não sei dizer a marca e nem o ano),mas era lindo.

Quem me acompanhou foi a Inês e eu estava me sentindo linda e rainha naquele carro só para nós duas, mas alegria durou pouco.

Chegando em Baltar encontramos a D. Dulce com seus três filhos: Dito, Noemia e a Maria Aparecida que haviam perdido o bonde que os levariam até Santa Helena.

O Flávio parou o carro e foi logo avisando que todos não cabiam no carro, mas foi em vão, eles foram entrando e nos empurrando para o fundo. Quando chegamos na igreja eu estava toda amarrotada

Ainda bem que ninguém fotografou esse evento, mais dificil ainda foi voltar para casa com a barriga roncando de fome, já que naquela época o tempo de jejum era de 10 horas, cheguei em casa exausta

D Dulce uma pessoa muito querida e seus filhos também, suas meninas foram minhas amigas.

2 comentários:

  1. Muito legal comentar sobre a primeira comunhão. Acho que vou fazer o mesmo no meu blog.

    Estou convidando todos os blogueiros católicos que conheço a animar o Natal no meio virtual. Vamos? Já estou colocando alguma coisa sobre o Natal no meu blog para provocar um pouco os preparativos para o Natal. Se quiser deixar o link da sua postagem, comentário, vídeo sobre o Natal no meu blog será bem vindo. Abraços, Fim de Outubro Eba! O Natal está chegando! Sugestão de Preparativos

    ResponderExcluir
  2. Oi Martha, tudo bem. Agradeço sua visita. Fique a vontade para colocar link dos meus textos no seu blog. Será um prazer. Já o visitei e adorei.
    Abraços e tudo de bom
    Natalina

    ResponderExcluir