sábado, 18 de setembro de 2010

Meu herói...Meu pai

Uma vez por mês, o trolley parava para sua manutenção. Passava por uma vistoria e seu cabo era todo engraxado.
Diante disso, eu e minhas irmãs, nos revezávamos para levar o almoço do nosso pai. Como todos na Light sabiam, ele não era adepto de caminhadas (só gostava de andar de moto ou de carro) e subir o inclinado a pé estava fora de cogitação.
Nesse dia eu fui escolhida para levar a marmita e lá fui cumprir a minha missão. Hora me equilibrava nos trilhos, e em seguida pulava os dormentes, um de cada vez porque o espaço era um pouco maior que minhas pernas podiam alcançar.
Já sei, vocês estão pensando que dei um tombo na marmita, não é? Pelo contrário, ela chegou lá na ferraria quentinha. Meu pai estava me aguardando sentado em um banquinho, conversando com o sr. Antonio Salvestrini que, acho eu, era o seu chefe.
Enquanto almoçavam, eles iam conversando e eu aproveitava para dar uma olhada em tudo, até porque se não fosse assim, hoje não estaria aqui com esse relato completo dos acontecidos.
A ferraria era um espaço grande retangular, com vários pedaços de ferros amontados num canto. Próximo à janela uma enorme bandeja com brasas incandescentes e, ao lado, uma enorme bigorna onde malhava-se o ferro numa temperatura altíssima e que em seguida, como por mágica, este se transformava em vários objetos pois essa técnica não tem moldes e depende unicamente da criação do ferreiro.
Esta profissão está quase extinta, porque é muito desgastante ficar em frente àquele fogo ardente. (Seu Zé ficou quase 40 anos!). Só depois de muito tempo que percebi quão dura foi a vida dos nossos heróis da Light.
Quero dizer aqui o quanto orgulho sinto de meu pai, que além de um pai maravilhoso, era meu herói.



Em primeiro plano a Ferraria onde meu pai trabalhava

2 comentários:

  1. Lendo sua história cheguei a me transportar para época de sua infância. E com certeza como várias profissões muita coisa tem sumido do mapa.
    Certo que tudo está mais fácil, mas percebo que infelizmente também o tempo está mais rápido.
    Antigamente eu esperava anciosa pelo natal e parecia que não chegava nunca, hoje mal começa o ano e num piscar de olhos ele se foi.
    Felicidades minha linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Cha querida!
    Obrigada pelo seu carinho.
    beijos
    Natasha

    ResponderExcluir