sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Minissérie Nunca Desista dos seus sonhos - Capítulos 27, 28, 29, 30 e 31


De fato, alguém consegue localizar o Sr. Alberto Pagan em meio à multidão, em algum canto do Vale Encantado. Ele é consultado e visto se dirigindo a passos largos à plataforma aonde estava Mr. Smith, na companhia daquele outro senhor desconhecido que fora atrás dele que à distância pareceu ser o Sr. Lázaro Ramos, conhecido de todos como "Lelé". Este homem, apesar de seu jeito esquisito e cheio de tiques e maneirismos talvez não desse conta da enorme ajuda que estava prestando a todos com sua iniciativa...Àquele mover naquele dia tão especial! Ao pé da plataforma Seu Alberto deixa Lelé para trás e sobe os degraus para perto de Mr. Smith que, a esta altura, tomava água fresca da bica numa caneca de ágate verde que a Ana do "Bico Duro" lhe trouxera. Algumas palavras entre ambos e Mr. Smith é visto sorrindo para Alberto Pagan e acenando com a cabeça como que dizendo que "sim". Então, ambos se aproximam do beiral da plataforma e se preparam para voltar a se dirigir à multidão, que observa a tudo muito atenta...



Mr. Smith, desta vez, fala em inglês. Diz uma frase curta, seguida de uma pausa e um olhar para o Pagan que reproduziu fielmente o que o estrangeiro dissera em sua língua natal. A mensagem era a seguinte: "Senhor Benedito Maria, o senhor pode voltar a tomar posse de sua casinha, em cima do barranco, e não precisa mais sair da Vila todas as tardes, com seu instrumento, para louvar a Deus. De agora em diante o senhor poderá fazê-lo daqui mesmo, assim como todos os demais evangelistas. Quanto aos padres Luiz e Aldo Vannucchi, poderão rezar suas missas todas segundas-feiras, como antigamente. Os cultos evangélicos ficarão a cargo dos pastores Tiago e Maurício. E aproveito para informar que iremos construir um templo ecumênico em frente à casa da Landa..."


E os discursos e orientações a todos continuavam vindo, primeiro, da boca de Mr. Smith e, depois, da do Alberto Pagan. Um garoto sobe a escada depressa - à distância parecia ser o "Ilha" (William) do Gonçalino - entrega um papel na mão do S. Alberto e desce as escadas na mesma velocidade com que subira. Alguém havia enviado algum recado à dupla sobre o palanque. S. Alberto lê o bilhete em silêncio, cochicha algo no ouvido de Mr. Smith que sorri e aponta com uma das mãos para a frente como que dizendo: "Vá Alberto, leia isso para eles!". E ele diz: "Meus amigos, falando na Landa, este recado que acabamos de receber diz que os preparativos para os festejos vão de vento em popa. As encomendas são tantas que ela até pediu ajuda das vizinhas 'Nair do Dito' que está fazendo as barras, à mão, e da 'Nair do Saide' que é quem está chuleando as roupas. Para vocês terem idéia da quantidade do trabalho, aqui diz que só a Dira encomendou três trajes à Landa: um para o culto da manhã, outro para a reinauguração do campo, à tarde, e, o terceiro, para o grande baile à noite!". Sempre mulherengo e divertido S. Alberto não perde a chance de um comentário do tipo "Hummmm... Tomara que esse vestido de baile seja um longo bem justo que vai deixar seu corpo ainda mais bonito!". Alguns assovios tipo "fiu, fiu" foram ouvidos ao fundo e seu Alberto com um sorrisinho maroto por baixo de seu bigode sempre bem aparado continuou. "A oficina de costura deve continuar virando noites. Mas, a minha vizinha, D. Elvira, com certeza vai manter as meninas bem acordadas com seus deliciosos cafesinhos. Neste ponto uma lufada de vento fez o chapeu de palha do S. Alberto Pagan sair voando de sua cabeça e depois ir rodopiando pelo tablado, expondo sua vasta careca. Seu Alberto perde a compostura sai rodopíando atrás do seu chapéu no melhor estilo "cercando frango"! Ouve-se uma gargalhada geral, inclusive de Mr. Smith que já estava vermelho de sol e agora fica roxo de tanto rir! Aproveitando-se dessa pausa involuntária as irmãs Pagan (Zita e Daisy), Dora Corrêa e Didi gritam para o palco que elas não irão sobrecarregar a Landa pois decidiram usar seus próprios vestidos de formatura. Com certeza todas as outras moças da Vila também estarão muito elegantes...



A reforma da Sede está sendo concluída e ela está ficando linda!", diz Mr. Smith, sempre traduzido pelo calvo, Pagan, que desistiu de vez de tentar manter seu chapéu de palha fincado na cabeça. Ao final deste anúncio um "Oh!", de surpresa e alegria ecoa na multidão que, em seguida, começa a aplaudir entusiasticamente! Mr. Smith e seu fiel escudeiro se entreolham e sorriem. Eles também começam a aplaudir a multidão. Depois de uns poucos minutos, quando as palmas cessam, neste que fora um dos momentos mais emocionantes da fala de Mr. Smith, a dupla anuncia que o "Baile da Reinauguração" está sob a responsabilidade do S. Orlando Camargo que já está, com uma belíssima orquestra contratada para abrilhantar o tão esperado baile. Mais palmas e até alguns assovios brotam novamente do público - afinal, a Sede, sempre foi para todos os presentes sinônimo de "ponto de encontro" e "confraternização" naquele lugar tão especial! 


As boas notícias não paravam de ser anunciadas: "Temos o prazer de sugerir
aos pais que levem seus filhos até a nossa linda Cachoeira, que foi limpa e está com novas plantas aquáticas em seu entorno. Os escadões já estão prontos e o acesso ao Cachoeirão todinho restaurado para quem quiser ir até lá nadar, pescar ou brincar sob a queda d´àgua. Como, a esta hora, todos já devem estar com fome saibam que logo mais será servido um lanche com sucos naturais à todos vocês.  Dona Ana, Inês Rocha, Inês de Castro, Flora Mara e Marina Ataíde estão preparando a degustação. Fiquem à vontade nos quiosques ou às sombras da velha ingazeira. Vou mandar servir um lanche com muitas frutas como jambos, bananas, coquinho, mangas e goiabas. O cardápio dos pratos principais será à base de peixes fritos da região: tilápias, traíras, bagres, lambaris, saicangas. Carne assada de capivara, tatus e rãs também serão servidas. As bebidas serão: caldo de cana e limonada feita com limões dos quintais das casas de vocês, açúcar cristal e água da bica geladinha. Para finalizar nossas sobremesas serão: doces de abóbora, batata, cocada e a famosa paçoquinha, fornecidos pela Venda. Puxa, mas isto aqui está parecendo o Paraíso!”


....Continua


Nenhum comentário:

Postar um comentário