domingo, 6 de novembro de 2011

Minissérie Nunca desista dos seus sonhos - Capítulos 21, 22, 23, 24, 25 e 26


“Para os serviços gerais, o Sr. Abílio Domingues limpará ao redor da Cachoeira e as ruas. Vou mandar mais homens para ajudá-lo nisso. O Sr. Raul Rosa fará uma escada nova para o Cachoeirão e a reforma das balanças do Parquinho também”.


Neste momento, o misterioso estrangeiro, ao qual chamaremos “Mister Smith”, começou a chamar os trabalhadores da Casa de Força - que, do alto da imponência de suas instalações, assistiu a tudo “de camarote” nos últimos cem anos - vendo por ali passar: cariocas, paulistas, pernambucanos, brasileiros de quase todos os Estados e estrangeiros do mundo todo, muitos dos quais, moraram na Vila e trouxeram consigo suas experiências de vida.


A chamada foi por Setores. Do Quadro de Operações ouvia-se Mr. Smith convocando, com seu sotaque gringo: “Moacyr de Castro, Orlando Camargo, Oracy Corrêa, Delmo Perazzio, Donaldes Alquezar, Benedito Ferreira, Benedito Santos, Osvaldo Pereira, Francisco Santos – que vocês chamam de 'Pacão' - Salvador Mariano, José dos Santos - que vocês chamam 'Lorota' - Puxa, mas cada apelidou engraçadou vozeis aranjam, por aqui, hã?. E ainda há outros que poderão ser convocados numa próxima chamada, ok?”.



“Para a Seção Elétrica convoco imediatamente os profissionais: José Saydel, Xisto Pedroso, Argemiro Xavier, Bento Caldeira, Agostinho, Jovane, ‘Espanha’, Daniel, Wilson, Jaime dos Santos. Outros, por favor, ficam de stand by (prontidão), está bem?". E assim prosseguia Mr. Smith convocando profissionais e mais profissionais da Usina de Itupararanga!
 
E Mr. Smith, não parava de convocar um exército de Filhos da Light para os seus planos secretos sobre o Vale Encantado. Do alto daquele estrado, onde se encontrava, sua voz determinava: "Na estatística e outros controles, apresentem-se imediatamente: Bento Carlos Arruda, Francisco Pareja Galves. O demais que trabalharam nesse departamento também fiquem de prontidão. Serão chamados em próxima oportunidade”.


Talvez por falta de costume com o Sol dos trópicos, neste instante, Mr. Smith começa a dar sinais de cansaço. O suor escorre-lhe pela fronte e ele desamarra o lenço que lhe servia de gravata num curioso laço e começa a enxugar a cabeça. Uma das meninas do Zé Ferreiro, a Natalina, sempre muito sensível e atenta, acompanha tudo junto a uma multidão - todos, muito próximos do palanque e sugere em voz alta: "Gente, Mr. Smith já está com a garganta seca. Será que alguém, pode, por favor, servir lhe uma água fresquinha da bica? E por que não vai alguém chamar o Sr. Alberto Pagan, que fala tão bem inglês? Com certeza ele pode prestar alguma ajuda a esse senhor estrangeiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário