sábado, 17 de julho de 2010

São só sete notas




Minha terra tem palmeira

Onde canta o sabiá

As aves que aqui gorjeam

Não gorjeiam como lá

(Gonçalves Dias)


Eu cresci ouvindo esta e outras poesias sendo declamadas pela minha mãe.Gostava também de música e era muito afinada quando cantava luar do sertão ou saudade do matão e muitas outras que no momento não me recordo.Quando eu era muito pequena com uns oito ou nove anos, ela me disse que para compor uma musica precisava somente de sete notas, ela sabia porque seus tios eram compositores e músicos e ela estava sempre por perto ouvindo as suas lindas composições.Para mim, que era criança, era difícil de entender como era possível compor tantas canções só com sete notas sem se repetir, alias,até hoje eu acho fantástico. Tenho em meus guardados as poesias de sua autoria. de minha mãe. Esse foi apenas um dos dons que Deus lhe deu, pois tudo que fazia era muito bem feito: Costurar , cozinhar ,fazia doces e bolos de dar água na boca,bolinho de bacalhau e cuscuz no bafo era sua especialidade,entre outras coisas.Ela era uma pessoa de fé ,muito corajosa.Quando ficaram morando na vila só ela e papai, era ela que levantava de madrugada para conferir se estava tudo bem,não tinha medo de nada.Agora eu não posso dizer o mesmo sempre fui muito medrosa.Me lembro muito bem de quando era pequena e sentia medo durante a noite eu inventava uma dor de dentes, ela sutilmente parecia acreditar,me dava um pano quente para colocar no rosto, e deitava ao meu lado em seguida ja estava roncando,que para mim esse som parecia uma musica.Será que foi feita com as sete notas ou era uma canção divina?


Esta crônica eu dedico a todas as mamães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário