quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sarampo,calça nova & livros



Quando minha irmã casou foi morar na casa dos sogros. Logo na entrada, ficava o porão onde para a minha alegria funcionava uma pequena biblioteca.

O meu sobrinho Paulo contraiu sarampo e minha mãe me mandou para lá ajudar a cuidar dele, aliás, era muito comum da parte dela, ora era uma comadre que adoecia ou uma amiga que tinha acabado de dar a luz e as vezes até fazia promessa para a gente cumprir.

Minha função era tomar conta do bebê, mas quando ele dormia eu podia descer até o porão e foi lá que tive o primeiro contato com livros infantis: O gato de botas, Chapéuzinho vermelho, João e Maria e outros que me encantavam.

Confesso que com o passar dos dias já não estava com muita paciência com o menino, o danadinho acostumou no colo e não dava tempo para eu ler.

A sogra da minha irmã decidiu que iria fazer uma calça comprida pois meu vestidinho era muito chinfrin. Neste período em que eu cuidava do bebê e ia lendo meus livrinhos a calça ficou pronta e para estreá-la me levou ao cinema assistir o filme Marcelino Pão e Vinho.

Chegando lá a fila dobrava o quarteirão, nunca vi tanta gente na minha vida. Não entendi muito bem o filme pois estava começando a ler e as legendas mudavam muito rápido. Até hoje não sei do que o menino morreu, mas todo mundo saiu chorando.

Como o Paulinho estava melhorando, já não precisavam mais mim, voltei para a Vila ditando moda com a roupa nova e um monte de livros em baixo do braço para meus irmãos também.

Passados alguns dias, comecei a ter uma febre alta e meu corpo ficou cheio de manchas vermelhas... Adivinha? O sarampo veio junto com a calça nova e os livros.

Para arrebentar o sarampo, a febre tinha que ir até quase 40 graus e tomar chá de sabugueiro, confesso que não foi fácil e quase morri.

Não sei se era a febre ou o chá, mas me lembro de pular na cama parecendo voar e correr pelo quarto atrás de um mosquito invisível... rsrsr

Mas como tudo tem o seu lado bom, fiquei um tempão sem ir à escola, não que não gostasse, mas sou a favor do ensino a longa distância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário