terça-feira, 19 de outubro de 2010

As pessoas que fizeram parte da minha vida

Quando eu era criança na vila em que nasci e passei minha infância e adolescência as informações demoravam muito para chegar. Ou era pelo radio ou através do cinema, pois a TV veio bem depois.
Diante disso conheci meus ídolos vendo os filmes que eram exibidos na sede nova quer era um local para os eventos.



O Rodolfo Valentino foi paixão a primeira vista, além de ser um homem lindo, dançava tango como ninguém no mundo e era italiano.


Depois veio Gene Kelly, no filme Dançando na chuva... passei um bom tempo sonhando com ele.

Daí o "El Cordobés", um toureiro espanhol de Córdoba chamado Manuel Benitez Peres, que para minha alegria dia 15 de agosto completou 74 anos. Pintei um quadro com o seu retrato que por muito tempo esteve na parede da minha sala.
Nessa época nunca imaginei que mais tarde me casaria com um filho de Espanhol, os meus filhos teriam cidadania e que chegariam a conhecer a terra dos avós paternos.

Meu filho mais velho esteve na Espanha esse ano e foi calorosamente recebido pelos parentes que lá ainda vivem, lá pode conhecer a igreja em que o seu avô Antonio foi batizado e todas as gerações anteriores dele, falando em números, seria em torno de 500 anos.

Tudo o que eu falar do Elvis Presley é pouco diante do meu amor por ele que já dura mais de 50 anos. Os gêneros musicais já mudaram inúmeras vezes, mas o meu carinho por ele será eterno.

Charles Chaplin que historia de vida maravilhosa, leio todas as biografias e estou sempre revendo os seus filmes. Para mim é uma lição de vida.

Abraham Lincoln, um ser humano fantástico sua trajetória é muito interessante aprendo muito com ele sempre que tenho oportunidade indico sua biografia.

João Paulo ll, homem sábio, carismático e muito inteligente na sua simplicidade conquistou o mundo. Deixou um grande vazio, o mundo precisa de seres humanos como ele.

Adicionar imagemConhecido no mundo inteiro seus livros foram escritos em vários idiomas, o brasileiro que atravessou fronteiras, estou falando do nosso querido Jorge Amado que casal maravilhoso ele com a sua amada Zélia Gattai uma mulher muito corajosa e excelente escritora também.

Agradeço a Deus por ter me dado essa família maravilhosa e para finalizar o meu querido Pablo Neruda com suas poesias lindas que tornam os nossos dias suaves e nos faz acreditar que por tudo ainda valeu a pena.


O teu riso

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria
.

Pablo Neruda

Um comentário:

  1. Magnifico!
    E não poderia ter finalizado o texto de maneira melhor, já que Neruda é simplesmente maravilhoso.
    O blog está cada dia melhor.
    beijos
    Mare

    ResponderExcluir